CSI na vida real

O que faz um perito criminal?

Quem nunca se colocou no lugar de um perito da série C.S.I e começou a elaborar diversas hipóteses sobre quem seria o verdadeiro autor do crime? Mas no final foi surpreendido diante das irrefutáveis provas (Figura abaixo) apresentadas pelos peritos da série. O mais interessante é que, a polícia sempre desmascarava o culpado e nunca era quem a gente imaginava!

Análise laboratorial – amostra de sangue

Deixemos a ficção de lado, vamos nos atentar à realidade:

A principal tarefa de um perito criminal pode ser resumida como coleta de dados e evidências que, junto a diversas pesquisas, irão contribuir para que o profissional chegue em uma solução.

Ao se deparar com uma cena de crime, o perito procura por amostras biológicas, as quais serão matéria-prima para execução de algum teste genético. Elas são coletadas com um kit de amostragem, que pode ser comercial ou específico do laboratório, e transportadas sob condições que favoreçam sua conservação. É necessário identificá-las e elaborar uma descrição precisa da natureza biológica do material para definir qual das metodologias, provenientes de protocolos validados para extração de DNA, é mais adequada.

A carreira de perito criminal apresenta desafios todos os dias. É difícil falar sobre uma rotina quando a profissão é baseada em eventos diferentes: para cada novo crime, novas possibilidades surgem e o perito deve estar pronto para se adaptar às necessidades do trabalho.
É importante ter em mente, desde o início, que essa carreira exige muita responsabilidade. Analisar cenas de crimes, corpos, vestígios e evidências é uma tarefa que requer profissionais observadores, detalhistas e com muito espírito de equipe.
Certificar-se de que as leis serão cumpridas a partir das provas coletadas também está dentre os trabalhos do perito.
Mas não se deixe enganar por filmes e séries: um perito criminal não pode concluir qual foi o crime ou quem é o culpado. Ele coleta evidências e produz as provas, mas essa é só uma parte do processo que leva ao tribunal. O trabalho é feito em equipe, e as provas da perícia são mandadas para outros departamentos para análise.

Se você quer saber como ser um perito criminal, confira algumas tarefas comuns dessa profissão:

  • Examinar locais de crime em busca de evidências, selecionando e coletando indícios;
  • Encaminhar o material coletado para exame;
  • Reconstituir fatos e analisar materiais e documentos;
  • Dependendo de sua formação, efetuar análises laboratoriais;
  • Elaborar o laudo pericial criminal, com as provas e fatos organizados.

Fonte e mais informações em: