Genética Forense

Genética Forense

Dna

Uso das técnicas de DNA em prol da produção de provas assim como identificação de parentesco.

A genética forense trabalha com vestígios biológicos comparando-os com diferentes amostras biológicas que são analisadas em laboratórios. Geralmente, estas amostras pertencem às pessoas implicadas em algum crime ou analisam materiais da vítima. Ela é uma das disciplinas relacionadas à ciência forense.

Em linhas gerais, o processo de identificação de crimes utilizando técnicas da Genética Forense é realizado da seguinte forma:

1) Durante um exame de um local de crime, os peritos colhem os materiais biológicos disponíveis na cena do crime, do suspeito e da vítima. Esses vestígios são fundamentais para identificar o autor de um crime ou inocentar um suspeito.

2) Os vestígios biológicos coletados, são encaminhados para um laboratório forense , onde o Perfil de DNA é identificado.

3) Os Perfis Genéticos assim levantados são , então, inseridos nos Bancos de dados  de Perfis Genéticos.

4) As identificações realizadas por meio da coincidência de Perfis Genéticos são consignadas pelo Peritos Criminais, sob forma de um Laudo Pericial.

Algo bem interessante é que, mesmo que um criminoso limpe o sangue do local do crime, ainda existe um meio de saber se houve ou não a presença de sangue naquele local.
Nessa técnica eles se utilizam do Luminol:

Essa substância, usada pela polícia para detectar vestígios de sangue, provoca uma reação chamada quimiluminescência. Grosso modo, esse “palavrão” descreve uma reação química que libera energia sob a forma de luz. O luminol é um pó – formado por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio — que é diluído em água oxigenada.

Essa solução, quando borrifada nos locais suspeitos, reage em contato com o ferro presente na hemoglobina do sangue e libera uma luz azulada, suficientemente forte para ser vista no escuro. Sendo assim, os peritos conseguem identificar algo que alguém estava tentando esconder.

Luminol aplicado na pia de um banheiro

Deixe um comentário